A diferença entre laminação e plastificação de mídias

Publicado: 2019-03-25 09:03:00

Para quem trabalha com comunicação visual, a plastificação e a laminação são muito usadas para dar acabamento na pós-impressão. Muitas empresas não sabem qual se adequa mais ao público alvo e ficam em dúvida. Veja nesse post qual a diferença entre laminação e plastificação de mídias. Boa leitura!
 
Resultado de imagem para impressão laminada
 

Laminação

A laminação consiste na união de dois ou mais suportes – papel, cartão, folhas metalizadas e filmes plásticos. O processo de laminação aumenta a espessura e rigidez do material, deixando-o mais bonito e protegido.
 

Plastificação

A plastificação é usada para cobrir a mídia com um filme de plástico que é aplicado sob calor e pressão. O processo é feito melhorar a aparência do que foi impresso e proteger do contato.
 

Qual a diferença?

A diferença entre a plastificação e a laminação é o fato da plastificação ser aplicada utilizando apenas calor e pressão, enquanto a laminação emprega adesivos, além do calor e pressão.
 

Como são feitos?

Há três tipos de adesivos: com solvente, à base de água e sem solvente. A tendência é a utilização de equipamentos que laminem com adesivos sem solvente pois são mais sustentáveis, e diminui a compra de equipamentos novos.
Já a laminação pode ser feita de três formas: laminação a frio (sensível à pressão), laminação aquecida, laminação a quente.
 
Entendeu a diferença entre laminação e plastificação de mídias? Leia mais aqui sobre a diferença entre tinta sublimática, pigmentada e corante.