Saiba como e onde usar a escala Pantone

Publicado: 2018-11-28 11:04:00

Certamente você já ouviu falar da escala de cores Pantone, mas sabe como e onde usar? Ela é muito utilizada pela indústria gráfica e pelos principais designers que são focados em criatividade e tem como ponto positivo a sua eficiência. Continue a leitura e saiba quais são os benefícios da sua utilização e como você poderá trabalhar com ela!

como-e-onde-usar-pantone

Afinal, o que é a Pantone?

 
É uma escala de cores criada pela Pantone Inc. de New Jersay, Estados Unidos. Está muito presente no ramo gráfico, mas é muito utilizada no mercado de plástico, têxtil e tintas.
 

Cores específicas da Pantone

 
O grande sucesso que a Pantone tem está atrelado aos benefícios que esse sistema de cores promove aos usuários. Além da ampla fidelidade de cores, ela tem cores específicas e personalizadas.
 

Qual a diferença da Pantone com a CMYK?

 
A grande diferença entre a Pantone e a CMYK é que a CMYK é composta por cores sequenciais, utilizadas em impressões de sistemas em quadricromia, especialmente em fotos coloridas. Assim, a mistura dessas cores básicas possibilita a criação de outras nuances.
Já a Pantone tem cores prontas, chegando a 1100 cores diferentes!
 
Leia também: Conheça os principais tipos de cartão de visita
 

Como usar a Pantone?

 
Para fazer impressões gráficas usando a Pantone, encontra a nomenclatura correspondente da cor que você pretende usar. Além disso, a impressão precisa ser em offset para garantir a fidelidade de tons e cores.
 

Quando usar a Pantone?

 
Um material gráfico que tem entre 1 até 3 cores pode ter como indicação o uso da escala de cores Pantone para baratear o processo. Além disso, ela também pode ser usada para acrescentar uma cor especial que a CMYK não é capaz de representar.
 
Há outros casos em que o uso da Pantone é indicado, como em peças feitas em uma cor específica para a impressão, por exemplo. Sendo assim, com o passar do tempo, você será capaz de identificar os casos em que somente ela dará o efeito desejada.
 
Você tinha essas dúvidas com relação a como e onde usar a escala Pantone? Conseguiu saná-las com esse texto? Então compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos aprendam também!
 
Leia também: Veja as melhores opções de brindes para clientes e surpreenda!