O que é plotter? Veja a diferença entre a de impressão e a de recorte

O que é plotter? Veja a diferença entre a de impressão e a de recorte

A plotter surgiu da necessidade de imprimir desenhos em grandes dimensões, e com grande qualidade.
Muitos empreendedores têm o desejo de investir em uma plotter, mas há sempre uma dúvida recorrente de qual plotter irá suprir a necessidade do seu negócio. Veja nesse post o que é plotter, e descubra as maiores diferenças entre cada uma. Boa leitura!
 
plotter diferença
 

Plotter de Impressão

As plotters de impressão surgiram devido a limitação de formatos de impressão.
Estas máquinas, fazem impressões a partir do A2, A1, A0 e até formatos maiores, medidos por metro, para os casos de gigantografias.
A impressão por serigrafia é feita de maneira digital, usando-se de tinta líquida, que reproduz no papel ou na lona plástica a arte gráfica.
Por ser em um tamanho de maior relevância, precisa estar em alta resolução.
Entre as várias opções, as impressões podem ser feitas com tintas Eco-Solventes ou Sublimáticas em vinis, adesivos, lonas, papéis, PVC dentre outros materiais.
 

Plotter de Recorte

Já a plotter de recorte é um aparelho que se assemelha a uma impressora, porém, possui uma lâmina que corta o desenho impresso no papel, no seu formato.
Essas máquinas imprimem e recortam formatos de letras, deixando o fundo vazado para aplicação em vidros, espelho e carros.
Este equipamento também faz o recorte perfeito de banners, placas, tecidos, vinil colorido, pode ser utilizado para cortar bobinas para a fabricação de logotipos diversos, números, letras e etc. Quem trabalha com Sublimação pode se beneficiar bastante para a confecção de estampas com excelente acabamento para posterior aplicação.
 
 
Descobriu qual plotter corresponde a sua necessidade? Leia mais nesse post, sobre a diferença entre tinta sublimática, pigmentada e corante.